ℹ️ Para consultar pessoas, acesse https://deskdata.com.br/pessoas
Consulta de pessoas pelo nome
Em algumas situações, a única informação que dispomos sobre uma pessoa, é seu nome. Neste caso, obter mais informações sobre esta pessoa, pode ser um desafio, já que é imenso o nome de pessoas com nome idêntico ou semelhante no Brasil. Ainda assim, o Desk Data oferece opções para que, em situações como esta, você possa localizar mais dados sobre a pessoa a qual deseja saber mais.
Chave de busca primária "nome"
No Desk Data, é possível realizar uma consulta de pessoas a partir de seu nome completo. Porém, devido à alta incidência de nomes similares ou até mesmo idênticos no Brasil, é frequente a ocorrência de múltiplos indivíduos compartilhando o mesmo nome completo.
Isso torna a chave de busca baseada apenas em nomes completos menos eficaz quando comparada ao uso do CPF, que é único para cada pessoa. Assim, para filtrar os resultados e ampliar a precisão de sua busca, é essencial que combine o nome com uma chave de busca secundária. Isso permite refinar a pesquisa e identificar com mais exatidão a pessoa desejada. A seguir, você encontrará informações detalhadas sobre as chaves de busca secundárias e como elas podem ser utilizadas para otimizar suas buscas.
Para utilizar esta chave de busca, basta selecionar a opção "nome" para o item "chave primária", em "chaves de busca", na função de busca de pessoas, conforme abaixo:
Chaves de busca secundárias
Conforme discutido acima, a chave de busca "nome" possui uma menor assertividade e, por si só, poderia retornar muitos resultados, ou até mesmo retornar uma pessoa diferente da qual se está buscando.
Por isso, para buscas a partir do nome de uma pessoa, é necessário que seja inserida uma segunda informação sobre ela, para que o sistema possa realizar a filtragem de resultados, e retornar a pessoa que se está buscando com uma alta assertividade. Logo abaixo, saiba mais sobre cada uma delas:
Data de nascimento: a data de nascimento deverá ser a mesma data cadastrada na Receita Federal. Atente-se ao fato de que existem casos em que a pessoa foi registrada em uma data diferente da data em que realmente nasceu. Além disso, a data deverá ser informada no formato "DD/MM/AAAA". Para uma pessoa nascida no dia 15 de junho de 1990, por exemplo, a data a ser inserida será "15/06/1990". Para preencher este campo, selecione a opção "data de nascimento".
Nome da mãe: o nome da mãe da pessoa consultada deverá ser completo, e conforme o que estiver cadastrado na Receita Federal. Lembre-se de existe a possibilidade de que o cadastro da pessoa na Receita Federal esteja desatualizado, e que o nome da mãe desta pessoa tenha sido alterado por diferentes motivos. Para preencher este campo, selecione a opção "nome da mãe".
Endereço: é sugerido que seja informado apenas a cidade e estado de endereço da pessoa, seja este o atual ou anterior. Caso sejam retornados muitos resultados, você também poderá filtrá-los inserindo o endereço completo, caso tenha conhecimento. Para preencher este campo, selecione a opção "endereço" e clique em "editar".
Fragmento de CPF: parte do número de inscrição no CPF da pessoa, inserindo o caractere "*" (asterisco) na posição onde os dígitos são desconhecidos. Se o número for 012.345.678-90, por exemplo, e você souber apenas os dígitos entre 3 e 8, você deverá inserir "***.345.678-**" neste campo. Para preencher este campo, selecione a opção "fragmento de CPF".
Consultas pelo nome sem resultados
Mesmo seguindo nossas dicas, ainda é possível que uma consulta de pessoas pelo nome não retorne resultados, ou até mesmo que retorne resultados diferentes do que você esperava. Mas, não se preocupe! Preparamos um artigo que traz dicas sobre como contornar esta situação, de forma resumida e didática. Clique no artigo abaixo, e saiba mais: